fbpx

1A Mostra CineMarias terá shows e mostra de filmes nacionais

Atrações nacionais como a cantora Assucena estarão na Mostra, que acontece entre 1 e 3 de setembro, no Cine Metrópolis (Ufes), com exibição de curtas nacionais e capixabas, workshops e masterclasses de criação que debaterão o protagonismo feminino no cinema e na mídia

A 1A Mostra CineMarias – Corpo é Território divulgou nesta segunda-feira (15) a programação gratuita e aberta ao público do evento que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, no Cine Metrópolis (Ufes).

Serão exibidos 12 curtas-metragens brasileiros que irão compor as duas mostras competitivas, nacional e capixaba. Também são aguardados os shows da cantora Assucena e das atrações capixabas Preta Roots e Morenna. Os dias e inscrições para os workshops e masterclasses estão disponíveis em cinemarias.com.br.

No primeiro dia, às 10h, o TODAS ELAS da A Gazeta abre a programação com um bate-papo especial sobre Comunicação e Empreendedorismo Periférico para jovens e adultos. A abertura oficial acontece às 17h30 com a leitura do Manifesto CineMarias, que declara as intenções públicas da Mostra e o tema da edição “Corpo é Território”, propondo uma reflexão sobre quais lugares os corpos de identidades femininas ocupam em nossa sociedade.

Além disso, no dia 2 de setembro, uma palestra da ONU Mulheres apresenta a pesquisa Todxs, realizada pela Aliança Sem Esteriótipos, uma plataforma de ideias e ações que visa a erradicar estereótipos de gênero em conteúdos publicitários. A programação diversificada conta com temas de discussão que vão desde a evolução das personagens femininas no mundo dos jogos, até o papel da distribuição na visibilidade do cinema feminino. Tudo isso está previsto nos workshops e masterclasses gratuitos de criação. Inscrições em cinemarias.com.br até a data de realização das atividades enquanto tiverem vagas disponíveis.

A Mostra CineMarias estreia neste ano em festivais e mostras de cinema para ocupar um importante espaço de discussão sobre o protagonismo feminino nas telas e a falta de representatividade de gênero, além de fomentar o debate a respeito do combate à violência contra as mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries e refletir sobre a falta de visibilidade do tema na mídia.

As homenageadas do evento serão a atriz Dani Ornelas e a diretora e documentarista Maria Augusta Ramos, escolhidas pela potência e provocação que provocam nas artes, cada uma em sua cena e perspectiva de atuação. Mulheres artistas que com uma voz única seguem ocupando e revolucionando espaços tão dominados por homens e corpos brancos.

Para a Mostra Nacional, foram selecionados seis (6) curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário e híbrido originários dos estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Pará. Já a Mostra Capixaba, exclusiva para produções regionais do ES, a outra meia dúzia selecionada está obras distribuídas em documentário, videodança e animação. Em ambas as categorias, as realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção, e a escolha das premiadas será feita durante o evento pelo Júri Técnico, composto por profissionais mulheres do audiovisual capixaba e nacional.

Na ocasião, também será realizada a Sessão Especial CineMarias com exibição de oito (8) filmes-poesia produzidos a partir do LAB Audiovisual de 2021 e 2022, um laboratório imersivo de capacitação da área voltado para jovens mulheres, entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória e interessadas em aprender cinema e vivenciar um set de filmagem pela primeira vez. As participantes receberam uma formação básica em roteiro, direção e montagem e ainda uma bolsa-auxílio de R$600 para a integrarem na ação educativa. Além dos curtas, a edição exibirá ainda os longas-metragens nacionais Medusa, de Anita Rocha da Silveira, e Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos. Também faz parte dessas sessões o filme capixaba Ecos da Terra, de Ursula Dart.

Além disso, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) e a OAB, no dia 1 de setembro, das 13h às 18h, o ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha irá desembarcar no estacionamento do Teatro da ufes e contará com uma equipe do Tribunal de Justiça e da OAB que irá oferecer suporte educativo, preventivo e jurídico a respeito do tema e da Lei Maria da Penha. Já no dia 2, das 10h às 18h, será a vez da ação por meio do Juizado Itinerante realizado pela Coordenadora de Violência Doméstica e Juíza do TJES, Hermínia Azoury, e com o suporte de advogadas da OAB de realizar plantão de atendimento para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

O CineMarias tem o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Faesa, ONU Mulheres, A Gazeta, por meio do Todas Elas, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides) e OAB ES. A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Medidas de acessibilidade do evento

Para pessoas com deficiência visual, terão filmes com audiodescrição, já para pessoas com deficiência auditiva terão filmes com intérprete de libras e legendas descritivas, além de intérprete de libras durante os masterclass, workshops, palestra e bate-papo.

Programação completa

QUINTA – FEIRA l 1 DE SETEMBRO

9h- Credenciamento

10h às 12h – Todas Elas Apresenta: Comunicação e Empreendedorismo Periférico, com Elaine Silva (Editora Chefe Jornal A Gazeta e CBN), Josi Santos (Sebrae), Mayara (Raiz Mística), Késia Moura (Empreendedora na Sankofa Comunica). Mediação Manuela Amaral

13h às 15h Workshop 1 – A evolução das personagens femininas no mundo dos jogos, com Raquel Motta (SP)

15h15 às 17h15 Masterclass 1: A Construção da Personagem e a Ética da Representatividade, com Alice Marcone (SP)

17h30 às 17h50 – Abertura da Mostra e leitura do Manifesto CineMarias pela rapper Sthefany Oliveira

18h às 18h45 – Sessão Especial CineMarias – 8 curtas inéditos produzidos no LAB 2021 e 2022

18h45 às 19h30 – Roda de bate-papo CineMarias com as realizadoras. Mediação: Daniela Barreto Andolphi (Autora e Coletivo Nísia)

20h às 22h10 – SESSÃO 1 com exibição do longa-metragem nacional Medusa da realizadora Anita Rocha da Silveira (RJ)

*Atividade paralela: 13h às 18h (estacionamento da Ufes): O ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estará no local com uma equipe do Tribunal de Justiça e da OAB que irá oferecer suporte educativo, preventivo e jurídico a respeito do tema e da Lei Maria da Penha.

SEXTA-FEIRA l 2 DE SETEMBRO

8h00 – Credenciamento

9h às 11h – Palestra ONU Mulheres: aliança sem estereótipos para a publicidade e o audiovisual

13h às 15h Workshop 2 – O Começo do filme – o projeto como peça-chave na realização de uma obra audiovisual, com Vânia Lima (BA)

15h15 às 18h Workshop 3 – O papel da distribuição na visibilidade do cinema feminino, com Bárbara Sturm (SP)

18h10 às 20h10 – SESSÃO 2 – Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens

20h10 às 20h50 – Bate-papo com realizadoras da Mostra Competitiva Nacional. Mediação: Gabriela Alves (curadora da Mostra)

21h às 21h50 – SESSÃO 3 – Exibição do média-metragem capixaba “Ecos da Terra”, de Ursula Dart com a presença da diretora

*Atividade paralela – 10h às 18h (estacionamento do Teatro da Ufes): O Juizado Itinerante realizado pela Coordenadora de Violência Doméstica e Juíza do TJES, Hermínia Azoury, e com o suporte de advogadas da OAB, irá realizar plantão de atendimento para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

SÁBADO l 3 DE SETEMBRO

09h – Credenciamento 

10h às 12h 

  • MasterClass 2 – O corpo psicofísico em cena, com a atriz Dani Ornelas (RJ) na área interna do Cine Metrópolis ( cinema)
  • CineCafé com autoras e realizadoras capixabas e nacionais na área externa do Cine Metrópolis (paralela – tenda montada)

13h às 15h45– SESSÃO 4 – Exibição do longa-metragem Amigo Secreto, de Maria Augusta Ramos

15h20 às 16h10 – SESSÃO 5 – Mostra Competitiva Capixaba de Curtas-Metragens

16h10 às 16h50 – Bate-papo com realizadoras da Mostra Competitiva Capixaba com mediação de Gabriela Alves (curadora da Mostra)

17h às 18h30 MasterClass 3 – Direção de documentário, com a Homenageada Maria Augusta Ramos

19h30 às 20h20 – Premiação e homenagem Dani Ornellas e Maria Augusta Ramos

20h40 – Show Musical com Preta Roots (ES)

21h40 – Show Musical com Morenna (ES)

22h40 – Show Musical com Assucena (BA)

Confira os filmes selecionados para as Mostras

Mostra Nacional

Bonita, de Mariana França de Lima (25’02”, Doc, SP, 2022, 12 anos)

Mãe solo, de Camila de Moraes (15’06”, Doc, BA, 2021, Livre)

Fôlego vivo, de Juma Jandaíra (Híbrido, 25’, Crato/CE, 2021, Livre)

Arreda homem que chegou mulher, de Renata Monte (25′, Doc, CE, 2021, 14 anos)

Entre, de Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara (15′, Ficção, SP, 2019, 16 anos)

Flor de Mururé, de Priscila Duque (10′, Ficção, PA, 2021, Livre)

Mostra Capixaba

Faz vinte anos, de Tati Franklin (6′, Doc, ES, 2020, Livre)

Riscadas, de Karol Mendes (15’23”, Doc, ES, 2019, Livre)

Ruína do Futuro, de Dorottya Czakó (4’50”, Videodança, ES, 2022, Livre)

Maria tomba homem, de Cíntia Braga (8’23’, Animação, ES, 2021, Livre)

Transviar, de Maíra Tristão Nogueira (13’09”, Doc, Brasil/Alemanha, ES, 2021, Livre)

Metamorfose Concreta, de Carol Covre, Lara Barreto, Narjara Portugal ( 2’57”, Híbrido, ES, 2020, Livre)

Puri Produções

Produtora dedicada à realização e produção de eventos de cunho artístico, social e educacional voltados a comunidades periféricas e ao resgate da identidade capixaba e brasileira. É especializada em produção audiovisual e cultural. Produziu a edição de programas de TV, como o “Somos Capixabas”, da TV Gazeta, edições do FECIM – Festival de Cinema e TV de Muqui, e do Multipliqui – Festival de Música de Muqui. Em seu portfólio está ainda a gravação de videoclipes de artistas capixabas e cobertura audiovisual de manifestações artísticas no Estado do Espírito Santo.

Serviço
Divulgação da programação da 1A Mostra CineMarias – Corpo é Território
Gratuito e aberta ao público
Data: 1 a 3 de setembro
Público: Jovens e adultos

Inscrições dos workshops e masterclasses: em cinemarias.com.br

icon_insta

@cinemarias

Assine nossa newsletter

para receber atualizações:

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Entre em Contato