fbpx

CineMarias

Credenciamento

PAINEL 1 – Arte e Inteligência Artificial: subversão ou submissão?

O que se entende por inteligência artificial? Será uma versão melhorada do ser humano? Ou uma mistura de piloto automático com uma espécie de escravizado autônomo?

Como trabalhos artísticos podem desconstruir as lógicas dominantes?

A proposta deste painel é que artistas e pesquisadoras discutam vieses racistas, impactos nas indústrias criativas e, sobretudo, como a arte tensiona e se apropria do repertório tecnológico das IAs.

Abertura e homenagem à Julieta Hernández e à Mãe Bernadete, e apresentação do Manifesto CineMarias 2024

Boas-vindas e agradecimentos + Homenagem à Mãe Bernadete e à Julieta Hernández + Apresentação ao vivo do Manifesto CineMarias 2024 com Caju e Jenni

Sessão + Bate-papo

Filme CINEMARIAS + Sessão 1 Longa convidado “Levante” (1h40)
Debate sobre o filme com a Gabriela Alves e Bia Barros * (a confirmar)

Sessão CineMarias

SESSÃO 2 – Sessão Corpoéticas no Mundo: Atravessamentos e Recriações de Nós
Curadoria de Kênia Freitas

Filmes

Dulce (Lucélia Benvinda, Minas Gerais, 2024, 15 min
Sinopse: Sineide compartilha suas dores, vivências e memórias circenses como acrobata, mulher e mãe, nascida no picadeiro.

Uma mulher comum (Debora Diniz, DF/Argentina, 2024, 20 min) Documentário)
Sinopse: O que de um lado da fronteira é permitido, do outro pode levar à prisão. Scarleth é brasileira, casada e mãe de três filhos. Acompanhada da mãe, viaja à Argentina para um aborto legal e seguro. As duas mulheres se deparam com a coragem de gerações de argentinas em defesa da democracia e da vida.

Cartas pra mim (Marina Vergueiro, Havana/SP, 2022, 17 min) Documentário)
Sinopse: No aniversário de 10 anos de seu diagnóstico de HIV, a poeta Marina Vergueiro viaja para Cuba e descobre a história de Caridad, uma mulher que há 20 anos se injetou com sangue infectado por HIV quando se descobriu lésbica e não teve o apoio da família. Intrigada e curiosa pela história de Cari e intrigada para entender seus próprios traumas causados pela infecção que a impedem de se entregar ao amor, Marina a busca por todos os lados e, diante da dificuldade em encontrá-la em uma Cuba devastada pela pandemia de Covid-19, entende que a busca por Caridad ganha contorno bem mais íntimo.

Pedagogias Da Navalha | Se a palavra é um feitiço, minha língua é uma encruzilhada
(Alma Flora, Colle Christine e Tiana Santos, Rio de Janeiro, 2023, 15 min) Híbrido
Sinopse: Pedagogias Da Navalha é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito “Oferenda fílmica” que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações.