CineMarias divulga a lista das 20 alunas selecionadas para participar do Lab de Escrita “Escrevivências, Memória e Narrativas”, baseada na obra de Conceição Evaristo. Foram aproximadamente 150 inscrições, e o laboratório começa na próxima segunda-feira, 29, com de bolsa de R$ 600 para cada participante. As inscrições foram realizadas entre os dias 25 de junho e 16 de julho.
A comissão avaliadora selecionou mulheres cis, trans, travestis e pessoas não binárias, residentes de territórios vulnerabilizados da Região Metropolitana da Grande Vitória ou inscritas no CADúnico. Desse grupo, também foram priorizadas Pessoas com Deficiências (PCDs) e que já sofreram algum tipo de violência ou mesmo acionaram a Lei Maria da Penha.
O LAB acontece de 29 de julho a 2 de agosto em formato presencial, E as participantes são orientadas a construir textos em cima de suas vivências, territórios e memórias, promovendo um espaço de empoderamento e transformação social, além de revisitar literaturas negras e feministas que vêm ganhando destaque levando-nos a examinar criticamente o seu papel, em múltiplas camadas, na criação de um novo imaginário de vida coletiva.
A imersão será realizada, principalmente, a partir dos livros de Conceição Evaristo, que se convertem em plataforma de análise de uma série de questões que incidem sobre um mundo com fome de equidade de raça e de gênero e de alteridade – capaz de reconhecer as singularidades de cada indivíduo e combater o racismo. Um convite a escrever sobre si mesmo e questionar a sociedade e a ideia de mundo que projetou, pela literatura, um ideal universal que deixou de fora expressões e formas manufaturadas por grupos historicamente discriminados.
Programação do LAB
O conceito será introduzido por Rosane Borges, que é jornalista, escritora e doutora em ciências da comunicação com pós-doutorado na área. Também consultora líder em raça e gênero e produtora de inteligência da Rede Globo. Ela coordena a Escola Longa, uma experiência de educação online, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros, além de contribuir com artigos para a seção Ilustríssima da Folha de São Paulo. É autora de diversos livros e em sua carreira recebeu os prêmios “Destaque Acadêmico”, da Câmara Brasileira de Cultura (2018); “Presença Negra”, do Coletivo de Artistas e Intelectuais Ligados à Cultura (2016) e Homenagem do grupo “Fala Preta!”, pelo compromisso com a população negra (2006).
Os encontros do LAB também contam com uma roda de acolhimento e palestras sobre a Lei Maria da Penha e Diversidade e Equidade de Gênero e, ao final, será produzido um documentário de curta-metragem a partir dos depoimentos sobre a relação das participantes com suas memórias, vivências e territórios.
Essa obra documental será lançada durante a 3A Mostra CineMarias, que acontece entre 19 e 21 de setembro no Cine Metrópolis (Ufes), na cidade de Vitória (ES).
Conheça as pessoas selecionadas
Seleção
Abayomi Queiroz dos Santos Moraes
Adriana Rodrigues de Souza
Alexia Cristina Clotilde de Souza
Angela Maria Rodrigues dos Santos Diniz
Aroni
Atlântica Bragança Soares
Carolina Lyra Fernandes Lima
Esther Lima Da Silva Peixoto de Oliveira
Gabriela Guerra de Almeida
Gabriela Martins Bento
Gisele Paulo
Guilhermina Juno Pietra Couto Menezes Vieira da Silva
Janaina da Silva Costa
Janaina Falcão de Oliveira
Kellen Mara Ferreira Gomes
Krys Keyser Dantas Pereira
Natalia Heloisa Sousa dos Santos Silva
Pandora Da Luz
Rachel de Oliveira Machado
Taynara Ribeiro da Silva
Suplentes
Aline Galini Santana
Andressa da Silva Pereira
Beatriz de Jesus Pereira
Gabriela Cerqueira Moreira
Josilene Nery de Souza
Kendolly Pianca Storch
Lhorraine Binow da hora
Mayrianne Mattos Pinto
Natália Ferreira Laurete
Raíssan Cruz Barbosa