Conheça os filmes premiados na 2ª Mostra CineMarias

Durante os três dias da 2ª Edição do CineMarias, realizado entre 31 de agosto e 02 de setembro deste ano, no Cine Metrópolis, na Ufes, diversos filmes capixabas e nacionais foram exibidos sob o olhar das identidades femininas. Mulheres cis, trans e travestis contaram suas narrativas sobre ancestralidade, resistência, preconceito, descobertas e vivências na realidade que oprime tudo que é feminino.

A invisibilidade dos corpos pretos, femininos, gordos, trans e outros que divergem da ordem estabelecida e tida como bela na sociedade foi o grande tema deste ano. Neste contexto, 4 filmes foram premiados nas categorias Melhor Filme Capixaba e Nacional e Melhor Direção Capixaba e Nacional, além é claro, de uma menção honrosa.

O júri técnico desta edição foi composto pelas realizadoras Suellen Vasconcellos e Lorenna Montenegro.

Nossa premiação ficou assim:

Mostra Competitiva Nacional

🏆O prêmio de Melhor Direção foi para o documentário Lilith (2022- PE), de Nayane Nayse

🏆O prêmio de Melhor Filme foi para a ficção Se trans for mar ( 2022 – SP) de Cibele Appes

Mostra Competitiva Capixaba

🏆 O prêmio de Melhor Direção foi para Tia Ciene (2023), de Lais Reverte

🏆 O prêmio de Melhor Filme foi para para Bestiário Invisível (2020),
de Tatiane Rabelo e Rodrigo Linhales

🏆 Menção honrosa para a protagonista Dona Antônia do filme Antônia (2022), de Maria Zalem Ramiro

Além da exibição das produções audiovisuais, o CineMarias ainda teve mesas de debate e palestras sobre temáticas relacionadas ao modo de fazer cinema, a exploração do feminino na mídia, anticolonialismo, trajetórias quilombolas e indígenas e muito mais. Nomes como Clara Anastácia, Úrsula Dart, Melina Galante, Geni Nuñez e Juliana Teixeira foram destaque nas discussões.

Nossa grande homenageada deste ano, a rainha da ciranda brasileira, Lia de Itamaracá, também esteve em uma das mesas de debate, sobre as matriarcas da terra e saudou a todes com um show com muita ancestralidade, alegria, dança, e, é claro, ciranda.

Além de Lia, para fechar nossa programação deste ano, shows de Afronta MC, DJ jamboo e Katú Mirim encantaram a última noite da mostra com muita arte, resistência, mistura de ritmos  e diversão.

icon_insta

@cinemarias

Assine nossa newsletter

para receber atualizações:

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Entre em Contato