Pela primeira vez no Espírito Santo, a rainha da ciranda brasileira e multiartista também fará um show musical e mediará uma roda de conversa com griôs capixabas. O evento acontece entre 31 de agosto a 2 de setembro, no Cine Metrópolis (UFES)
A 2ª Mostra CineMarias – Corpos (in)Visíveis, que acontecerá entre 31 de agosto a 2 de setembro, no Cine Metrópolis (UFES), terá como atração musical e grande homenageada a multiartista Lia de Itamaracá. Pela primeira vez no Espírito Santo, Lia trará sua arte revolucionária em um show marcante, além de mediar uma roda de conversa com griôs capixabas de grande relevância para os territórios, histórias e a cultura negríndia do estado. O evento será gratuito, e apresentará ainda mostras de cinema, workshops e masterclasses, totalizando mais de 40 horas de programação.
Lia de Itamaracá é considerada a maior voz da ciranda brasileira, Patrimônio Vivo de Pernambuco e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua trajetória como atriz, dançarina, compositora e cantora revolucionou a forma de fazer ciranda, e, desde então, ela tem conquistado palcos e telas ao redor do mundo. Já participou de diversos filmes, entre eles Bacurau e, recentemente, foi atriz e trilha sonora do curta-metragem Ciranda Feiticeira, estreado no 13º Supertoon International Animation & Comics Festival, em Sibenik, na Croácia, no último 26 de julho.
A Mostra CineMarias traz o tema “Corpos (in)Visíveis” para esta segunda edição, inspirado no conceito de território decolonial. A escolha de Lia de Itamaracá como homenageada reflete sua representação desse corpo que desafiou as barreiras e alcançou o mundo. Através da arte de Lia, a mostra busca dar visibilidade à disputa de narrativas e ao apagamento histórico imposto pela hegemonia branca aos corpos e territórios de identidades femininas pretas, pardas e indígenas.
Lia de Itamaracá expressou sua felicidade em participar do evento e compartilhar sua arte com o público capixaba. “Sempre pretendi passar alegria para as pessoas por meio da minha arte, e estou ansiosa para conhecer o Espírito Santo e poder levar minha turnê para terras capixabas“, disse a artista.
A programação da 2ª Mostra CineMarias contará não apenas com a exibição de curtas-metragens, mas também com masterclasses, workshops, atrações musicais e bate-papos. Além disso, serão lançadas as obras produzidas durante o LAB Audiovisual CineMarias, que proporcionou a experiência de criação de filmes para 30 identidades femininas e não-binárias.
Para mais informações sobre a 2ª Mostra CineMarias – Corpos (in)Visíveis, acompanhe o instagram @cinemarias e fique por dentro dos filmes selecionados e programação.
Sobre a Mostra CineMarias:
A Mostra CineMarias tem como objetivo combater o apagamento histórico imposto pela hegemonia branca aos corpos e territórios de identidades femininas pretas, pardas e indígenas. O evento promove a exibição de filmes, workshops, masterclasses, atrações musicais e bate-papos, visando dar visibilidade e fortalecer as narrativas dessas identidades.
A Mostra CineMarias tem o patrocínio master da ES Gás, patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Grupo Carrefour Brasil, e conta com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da FAESA Centro Universitário, da A Gazeta por meio do Fonte.Hub e Todas Elas, da Aliança sem Estereótipos da Onu Mulheres, da Defensoria Pública do Espírito Santo, do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides). A produção é da Odoyá Arte e Cultura, Machê, Terreiro de Ideias e LC Market, com realização da Lúdica Audiovisual e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.