O CineMarias é um projeto cultural e social que surgiu em 2021 voltado para o protagonismo de mulheres e o aumento da representatividade feminina nos espaços de poder, na mídia, na TV e no audiovisual. Realiza mostra de cinema, que busca difundir obras nacionais e locais, e também workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.
A 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território acontece de 1 a 3 de setembro de 2022, no Cine Metrópolis (Ufes). A programação educativa gratuita e suas inscrições serão divulgadas um mês antes do evento.

Além disso, o projeto ainda realiza desde sua criação o LAB Audiovisual, uma experiência de educação imersiva para jovens de comunidades da Grande Vitória de 18 a 35 anos de idade, para que muitas possam estudar cinema pela primeira vez oferecendo uma bolsa de R$600. As produções dos filmes poesias durante o laboratório são baseadas em denúncias da Lei Maria da Penha e nas próprias experiências das participantes com assédio e violência. Em 2022, o LAB acontece entre 30 de junho e 26 de julho.

Desta forma, o CineMarias busca estimular a liderança da mulher na produção de suas próprias narrativas e de ser um espaço de democratização de informações sobre as pautas femininas, assédio, misoginia, combate ao feminicídio e à desigualdade de gênero no estado do Espírito Santo e no Brasil.