Regulamento - 1A Mostra CineMarias

Corpo é Território


08/02/2021 11:07



Clique para baixar o regulamento em PDF


1.  
 SOBRE A MOSTRA

A
1A Mostra CineMarias - Corpo é Território é uma iniciativa inédita voltada à promoção do cinema produzido por mulheres nos diversos territórios do Brasil e no estado do Espírito Santo. 
 

Por meio da Mostra Nacional de Curtas e da Mostra Capixaba de Curtas, o intuito é fortalecer e valorizar o protagonismo das mulheres e sua presença nas telas do país.  As duas mostras são competitivas e as vencedoras receberão o troféu CineMarias, e ambas ocorrerão em formato presencial na cidade de Vitória (ES). As duas mostras são competitivas e as vencedoras receberão o troféu CineMarias em ambas as categorias. O evento ocorrerá em formato presencial na cidade de Vitória (ES).

Inspirada na Lei Maria da Penha, a ação se propõe a refletir de forma poética, por meio da arte e da educação, a mazela social que é a violência contra a mulher e a falta de representação feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder.

 

Além das mostras competitivas, o evento também realizará a Sessão CineMarias, uma seleção especial realizada a partir dos filmes produzidos durante o nosso LAB Audiovisual. Uma ação formativa voltada a jovens mulheres entre 18 e 35 anos residentes de comunidades da Grande Vitória interessadas em aprender cinema.

Em sua edição de estreia, a ação cultural traz como provocação o tema: Corpo é Território. Quais memórias sociais percorrem os corpos de nós, mulheres, nos lugares em que criamos, existimos e resistimos? 


2.   DOS REQUISITOS E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

2.1 
Estão aptos para inscrição na 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território curtas-metragens de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes, fashion filmes e obras publicitárias) desde que atendam às seguintes condições:

      • ter sido dirigido por mulheres cis/trans/travestis/não-bináries;

      • ter sido produzido no Brasil entre janeiro de 2018 até 11 de maio de 2022.

      • ter até 25 minutos de duração, incluídos os créditos;

      • possuir cópia de exibição em arquivo digital;

      • é possível inscrever até duas obras por realizadora, desde que cada inscrição seja feita separadamente.

 

2.2  As inscrições iniciam no dia 12 de maio de 2022, com término às 23:59h do dia 16 de junho de 2022;

2.3   A inscrição é gratuita e poderá ser feita da seguinte forma:
  
2.4   Preenchimento de ficha de inscrição disponível no site
http://www.cinemarias.com.br (serão aceitos apenas filmes disponíveis em plataformas online, como Vimeo e YouTube, com senha ou não. O filme deverá estar disponível para visualização durante toda a etapa de seleção);

 
2.5   Envio de 02 (duas) fotos da obra, com resolução mínima de 300 dpi;

 
2.6  
[opcional] Envio de material adicional sobre a obra (arte, cartaz, making-of, etc.).


2.7   Os dados informados no formulário de inscrição, bem como as fotos e material adicional, serão utilizados para confecção do material gráfico e de divulgação da Mostra, caso o filme seja selecionado.

2.8   A cessão de direitos autorais, direitos de imagem ou quaisquer outras cessões necessárias à realização e exibição da obra na 1A Mostra CineMarias é de única e absoluta responsabilidade da produtora e/ou realizadora da obra audiovisual que efetuar a inscrição.

2.9   Para efeitos de divulgação do evento, é obrigatória a cessão de trechos da obra (na proporção de até 10% da duração total da obra – até o limite máximo de três minutos), que serão enviados para canais de televisão, aberta ou fechada, telefonia móvel e/ou internet, bem como redes sociais da mostra ou para a produção da vinheta de abertura do evento.

2.10   A responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que a produtora da obra é a detentora de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição na 1A Mostra CineMarias, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável, pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos

2.11   A responsável pelo filme deverá informar no ato da inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, em Vimeo ou Youtube, e também a senha de acesso, quando for o caso;

2.12 Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão aceitas cópias em mídia física para inscrição

2.13   Para inscrição de um filme na mostra é obrigatória a inclusão da classificação indicativa do filme inscrito. Para mais informações sobre o assunto, a coordenação da Mostra recomenda os seguintes links: Manual da Nova Classificação Indicativa.

2.14   Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”. É obrigatório o preenchimento, no formulário de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com essas normas. A organização da 1A Mostra CineMarias fica responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência do festival para adequação às normas. Manual de Classificação indicativa disponível aqui.

2.15  Não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

2.16 A responsável pela inscrição compromete-se  a  comparecer ou enviar uma representante do filme  durante a realização da mostra, caso a obra seja selecionada e haja recursos da produção para a logística relativa a passagens aéreas, hospedagem e alimentação.

2.17   A organização da Mostra não se responsabiliza pela validação de filmes com links ou senhas inválidas, que não possam ser acessados pela curadoria;

2.18   Os dados fornecidos através da ficha de inscrição serão utilizados no material de divulgação do evento, caso o filme seja um dos selecionados;

2.19   As produções selecionadas serão exibidas segundo programa preparados pela organização da Mostra;

 

3.   DA SELEÇÃO

 

3.1   Os filmes serão selecionados pela organização da 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território, que poderá convidar especialistas que não integram a equipe da Mostra para participar do processo de curadoria, tendo seu resultado irreversível e irrecorrível, assim como é de responsabilidade da Mostra informar, por e-mail, as realizadoras das produções que foram habilitadas para as mostras;

3.2   Serão exibidas duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba) que irão compor a 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território.

 

3.2.1 Mostra Competitiva Nacional Feminina

com seleção de 06 curtas-metragens de realizadoras brasileiras.

 

3.2.2 Mostra Competitiva Capixaba Feminina

3.3   As mostras serão exibidas durante a Mostra, que será realizada no período de 1 a 3 de setembro de 2022, no município de Vitória, Espírito Santo;

3.4   Durante as sessões parte da exibição dos filmes será com Audiodescrição; Legendagem descritiva ou Legenda para Surdos e Ensurdecidos – LSE e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Durante a curadoria, poderá haver um cuidado especial para selecionar filmes que já contenham essas medidas de inclusão para essa sessão.

3.5   Os filmes selecionados serão divulgados nas mídias sociais da Mostra e site em data a ser informada posteriormente.

3.6   A Mostra não prevê remuneração para exibição das obras inscritas no processo de seleção.

 

4 . JULGAMENTO E PREMIAÇÃO

 

4.1   Serão concedidos os Troféus de Melhor Filme e Melhor Direção para ambas as mostras competitivas (nacional e capixaba). A escolha das vencedoras será feita pelo júri técnico contratado pela organização.

4.2   Não haverá premiação em dinheiro.

 

4.3   Todas as sessões e demais ações da 1A Mostra CineMarias serão gratuitas.

 
5.   DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1   Questões omissas deste regulamento serão resolvidas pela diretoria da 1A Mostra CineMarias;

5.2   A Mostra não se responsabiliza por obras que não estejam legalmente autorizadas relativas ao uso de imagem, trilhas sonoras, imagens de arquivo e quaisquer outros trabalhos utilizados nos filmes, sendo de inteira responsabilidade da produção do filme, responder a qualquer reclamação legal e jurídica;

5.3   A inscrição realizada pela responsável do filme, implica na aceitação deste regulamento;

5.4   Caso selecionado para a 1A Mostra CineMarias, o proponente do filme deve enviar documento(s) das cessões dos direitos autorais para composições musicais ou litero-musicais e fonogramas contidos em suas obras. A exigência ocorre em atendimento a Lei Federal nº 9610/98 e em especial a seu artigo nº 68 e seus parágrafos que ditam que as composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas em execuções públicas – em transmissões de qualquer modalidade, incluso exibições cinematográficas – não poderão ser utilizados sem prévia e expressa autorização do autor ou titular

 

6. ENVIO DAS OBRAS SELECIONADAS

 

6.1   As obras selecionadas para a Mostra deverão ser enviadas, preferencialmente, por plataformas online (Vimeo, por exemplo) com link e senha habilitados para download.

 

6.2   Os filmes para exibição deverão estar com as seguintes especificações técnicas: DCP (2K, som 5.1) ou .mov h264 (som 2.0 ou 5.1). Qualquer filme a ser enviado com uma especificação técnica diferente da descrita aqui deverá ser comunicado à coordenação da Mostra – que irá definir se a exibição do mesmo na especificação técnica em questão é possível ou não.

6.3   A data limite para envio deste material é até 5 (cinco) dias após a divulgação do resultado, impreterivelmente. A responsabilidade de entregar os filmes a serem exibidos à coordenação da Mostra dentro deste prazo é inteiramente do realizador/produtor da obra.


7. CONCORDÂNCIA COM O REGULAMENTO

 

7.1   A inscrição na Mostra Competitiva implica a completa aceitação das normas do regulamento por parte da realizadora/produtora da obra. 

7.2   Os casos não previstos neste regulamento, porém, poderão ser analisados pela organização da 1A Mostra CineMarias - Corpo É Território.

7.3   Para quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com a coordenação da Mostra pelo e-mail mostracinemarias@gmail.com

  

Vitória, 12 de  maio de 2022