Regulamento - Lab Audiovisual Cinemarias

Regulamento de seleção de bolsistas para capacitação Audiovisual


13/06/2022 23:28


Clique para baixar o regulamento em PDF

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

    1.1. O CINEMARIAS é um projeto de sensibilização e capacitação audiovisual de nível básico que propõe trabalhar, de forma poética e artística, a reflexão e a memória sobre a mazela social das mulheres em situação de violência e a falta de representatividade feminina no cinema. A ação é composta pelo LAB + MOSTRA DE CINEMA FEMININO.
    O presente regulamento visa à seleção de participantes para o LAB imersivo de audiovisual (nível básico), composto por videoaulas, aulas presenciais e encontros online de Roteiro, Direção e Montagem, além da oficina de produção de filmes Existo porque resisto.

    1.2. O CineMarias é realizado pela Puri Produções (www.puriproducoes.com.br), produtora dedicada à realização de eventos de cunho artístico, social e educacional. Em todos os projetos, a Puri busca agregar a sociedade, trabalhando a cultura como agente aglutinador dos atores sociais, econômicos e artísticos.

    1.3. O CineMarias tem o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides), e do programa Agenda da Mulher da Vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


  1. DO OBJETO E DA FINALIDADE

    2.1. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a PURI PRODUÇÕES abre processo de inscrição para seleção de até 30 alunas bolsistas com idades entre 18 (dezoito) e 35 (trinta e cinco) anos para participação no programa de formação e capacitação do projeto CINEMARIAS.

    2.1.1. As vagas serão preferencialmente preenchidas por mulheres cis, trans, travestis ou pessoas não-bináries com alguma vivência de situação de violência doméstica e familiar, e/ou pertencentes a famílias de baixa renda e moradoras de bairros da Região Metropolitana de Vitória abrangidos pelo Programa Estado Presente, ou inscritas no CADÚnico.

    2.2. O projeto CINEMARIAS possui como objetivo proporcionar às participantes uma formação e qualificação técnica básica na área de audiovisual, com a realização de cursos e oficina que estimulem a reflexão, a experimentação, a iniciação de prática artística, e o desenvolvimento dos potenciais criativos.

    2.3. O programa de capacitação do projeto CINEMARIAS é gratuito e será realizado nas modalidades online e presencial, conforme cronograma no quadro do item 3.1. As atividades serão ministradas por profissionais com comprovada formação acadêmica e experiência profissional.

    2.4. A matrícula das alunas é direcionada à comunidade e está condicionada à capacidade de aproveitamento da formação e não necessariamente ao nível de escolaridade, conforme o art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996 – LDB).

    2.5. As participantes receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) para viabilizar a sua presença no programa de formação, conforme detalhado no item 3 deste regulamento.

    2.6. O LAB AUDIOVISUAL deverá gerar um produto final. As alunas selecionadas participarão da oficina de produção de filmes Existo porque resisto e receberão mentoria presencial de uma realizadora convidada para a produção de três (3) filmes-poesia, escritos e dirigidos de forma coletiva. Ao final do LAB AUDIOVISUAL, as obras serão lançadas em uma sessão especial durante a 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território, que acontecerá em formato presencial no Cine Metrópolis, de 1 a 3 de setembro, em Vitória (ES).

    Os filmes produzidos servirão de portfólio para as participantes podendo ser inscritos em festivais de cinema locais ou ao redor do Brasil, se assim as participantes o desejarem, e poderão ser utilizados pelo projeto CineMarias em sua programação, redes sociais, site e demais plataformas digitais, além de peças de divulgação online e offline


  2. DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E DAS BOLSAS

    3.1 Cronograma do programa de formação em audiovisual encontra-se no Quadro 1 e Quadro 2, divididos entre a programação

    ONLINE

     


    DATA


    ATIVIDADE


    HORÁRIO


    CARGA HORÁRIA

    30/06

    CICLO 1 - Roteiro

    13h às 18h

    Até 4h

    01/07

    CICLO 2 - Roteiro

    13h às 18h

    Até 4h

    04/07

    CICLO 3 - Roteiro

    13h às 18h

    Até 4h

    05/07

    CICLO 1 - Direção

    13h às 18h

    Até 4h

    06/07

    CICLO 2 - Direção

    13h às 18h

    Até 4h

    07/07

    CICLO 3 - Direção

    13h às 18h

    Até 4h

    08/07

    CICLO 1 - Montagem

    13h às 18h

    Até 4h

    11/07

    CICLO 2 - Montagem

    13h às 18h

    Até 4h

    12/07

    CICLO 3 - Montagem

    13h às 18h

    Até 4h

    TOTAL DE HORAS

    Até 36h



    PRESENCIAL

    DATA

    ATIVIDADE

    HORÁRIO

    CARGA HORÁRIA

    13/07

    Palestra sobre a Lei Maria da Penha e Roda de acolhimento

    13h às 17h

    4h

    14/07 e 15/07

    Curso Voz e Introdução à Criação de Roteiro

    12h às 18h

    12h

     

    18/07 a 21/07

    Oficina de produção de filmes-poesia Existo Porque Resisto

     

    12h às 18h

     

    24h


     22/07 e 25/07

    Somos Todas Montadoras - Introdução ao Pensamento, Teoria de Montagem e Técnica.

     

    12h às 18h

     

    12h

    TOTAL DE HORAS

    52h



    A relação do número de vagas, carga horária (CH) e valor da bolsa encontra-se no Quadro 3.

    BOLSISTA

    QUANTIDADE DE VAGAS

    CARGA

    HORÁRIA

    VALOR DA BOLSA

    LAB CINEMARIAS

    30

    88h

    R$ 600,00

     


    3.2. As bolsistas do LAB CINEMARIAS deverão participar de todas as atividades do programa de formação e da realização dos filmes-poesia.

    3.3. É necessário que a candidata tenha acesso à internet para assistir e participar das atividades que serão disponibilizadas online.

    3.4. Para o recebimento da bolsa e certificado de conclusão do programa de formação é necessário que a aluna tenha índice de frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do total de aulas e demais atividades ministradas.

    3.5. O pagamento da bolsa será realizado em conta corrente em nome da bolsista. Não será permitido o recebimento por terceiros. Para viabilização do pagamento da bolsa, caso seja necessário poderá ser solicitado pela produção abertura de conta em banco específico.


  3. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS

    4.1. As inscrições serão realizadas no período de 1º a 20 de junho de 2022, exclusivamente por meio eletrônico, devendo a candidata acessar o site www.cinemarias.com.br e preencher o formulário de inscrição

    4.2. Podem participar do processo de seleção moradoras da região metropolitana do estado do Espírito Santo, ou seja, que comprovem residência nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

    4.3. Podem participar mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-binárias.

    4.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e no máximo 35 (trinta e cinco) anos no ato da inscrição.

    4.5. A formação é imersiva, portanto, a candidata deve ter disponibilidade para participar das atividades do programa de formação e capacitação conforme detalhado no cronograma do item 3.1 deste regulamento.

    4.6. É de inteira e exclusiva responsabilidade da candidata o preenchimento completo e correto dos dados de inscrição, sendo responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas no ato da mesma.

    4.7. A candidata deve estar ciente de que seu nome, imagens e trabalhos serão utilizados na divulgação e demais ações do projeto, associando-se indiretamente às marcas apoiadoras e patrocinadoras.


  4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

    5.1. O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas:
    i. 1ª Etapa - inscrição online: tem caráter eliminatório e classificatório. Realizadas eletronicamente através do envio da ficha de inscrição disponível no endereço: www.cinemarias.com.br
    ii. 2ª Etapa - Análise das fichas de inscrição pela Comissão de Seleção formada por profissionais da equipe pedagógica do projeto CINEMARIAS, e de acordo com o perfil socioeconômico e cultural das candidatas.

    5.2. A seleção das candidatas será realizada com base nos critérios do quadro abaixo, em ordem decrescente de prioridade:
    i. mulheres atendidas pela Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006;
    ii. mulheres que tenham vivido ou presenciado situação de violência doméstica e familiar;
    iii. moradoras de bairro abrangido pelo Programa Estado Presente;
    iv. menor renda; e/ou inscritas no CADÚnico;

    5.3. Do total de vagas disponíveis, 5% serão reservadas para candidatas com deficiência. Caso essas vagas não sejam preenchidas, poderão ser remanejadas para as demais candidatas.

    5.4. As inscrições que não cumprirem os requisitos deste regulamento serão desclassificadas e não passarão pela Comissão de Seleção.

    5.5. As candidatas selecionadas serão notificadas por meio do e-mail indicado no ato da inscrição, quando serão orientadas sobre os procedimentos para a matrícula.

    5.6. O resultado será divulgado na página www.cinemarias.com.br e nas redes sociais do programa, Instagram e Facebook.



  5. RECURSOS

    6.1. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail mostracinemarias@gmail.com, respeitando o prazo de envio de até 2 (dois) dias úteis após a publicação do resultado da seleção;

    6.2. O resultado dos recursos ficarão disponíveis no site www.cinemarias.com.br.

    6.3. Em nenhuma hipótese as candidatas poderão solicitar reanálise dos recursos.


  6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

    7.1. O ato de inscrição da candidata implica no conhecimento e na integral concordância com as normas e condições estabelecidas neste regulamento.

    7.2. A candidata será a única responsável pela veracidade das informações por ela enviadas no ato da inscrição.

    7.3. O programa de formação e capacitação do projeto CINEMARIAS só aceitará matrículas de alunas que estiverem em acordo com as normas deste regulamento.

    7.4. Dúvidas sobre o regulamento poderão ser esclarecidas pelo e-mail: mostracinemarias@gmail.com ou pelo celular (via WhatsApp): (27) 99533-3659.


Vitória, 1 de junho de 2022