_NOTÍCIAS

CineMarias divulga bolsistas selecionadas para LAB Audiovisual

LAB Audiovisual começa nesta quinta, 30. Conheça as jovens que irão aprender cinema e refletir sobre a violência contra a mulher por meio da arte

Por Rayanne Matiazzi
28/06/2022 12:08

CineMarias divulga a lista das 30 alunas selecionadas para participar da 2ª Edição do LAB Audiovisual 2022. Foram aproximadamente 100 inscrições de jovens que querem aprender a fazer cinema e discutir a violência contra a mulher nas telas. O laboratório começa nesta quinta-feira,30, e prevê bolsa-auxílio de R$ 600 para cada participante. As inscrições foram realizadas entre os dias 2 e 21 de junho. 


A comissão avaliadora selecionou mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries, com idades entre 18 e 35 anos, residentes da Grande Vitória e, prioritariamente, moradoras de comunidades atendidas pelo programa Estado Presente ou inscritas no CADÚnico. Desse grupo, também foram priorizadas Pessoas com Deficiências (PCDs) e que já sofreram algum tipo de violência ou mesmo acionaram a Lei Maria da Penha. 


Os dados evidenciaram que, entre as inscritas, 69,6 % já sofreram algum tipo de violência (física, sexual, patrimonial ou moral), 68,5% se autodeclara negra (pretas e pardas) e a maioria possui renda de até um salário mínimo (66,3%).


A ação busca proporcionar às participantes formação e qualificação técnica básica na área de audiovisual, trabalhando de forma poética e artística, a reflexão e a memória sobre a mazela social das mulheres em situação de violência, e a falta de representatividade feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder.


Fomentar esse debate por meio de capacitações para jovens mulheres se faz necessário em um estado que ocupa o 5º  lugar no ranking de feminicídio do país, segundo análise do Conselho Nacional do Ministério Público realizada em 2017. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo, de janeiro a junho de 2022, 13 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Já em 2021, durante todo o ano, o número foi de 38, sendo maior que em 2020, que registrou 26 vítimas. 


O CineMarias tem o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Cine Metrópolis; Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, e  do programa Agenda da Mulher da Vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.



Programação 


O LAB é uma capacitação audiovisual (básica) com carga horária total de 88h, e as alunas participarão dos cursos de Roteiro, Direção e Montagem com as realizadoras Melina Galante, Carol Covre e Liliana Mont Serrat. Além das formações e oficina prática de realização de filmes-poesia “Existo Porque Resisto” com a cineasta e roteirista convidada Joyce Prado, fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. A programação conta ainda com uma roda de acolhimento e palestra sobre a Lei Maria da Penha. 


O cinema de poesia é o gênero escolhido para a realização das produções por unir elementos reais e experimentais de ficção e de poesia, permitindo, assim, que um assunto tão delicado e sensível possa ser abordado com uma linguagem livre, sem perder o caráter importante da denúncia. 


Todos as obras inéditas produzidas na primeira e segunda edição do LAB pelaa alunas serão exibidas em uma sessão especial durante a 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território, que acontecerá no Cine Metrópolis, de 1 a 3 de setembro, em Vitória (ES).



Conheça as jovens selecionadas

Aleida Caroline Ventorin Pereira


Bárbara Valente Ferreira


Bianca Barbosa de Santana 


Bruna Costa Cabral 


Camila Lopes da Costa Gomes


Carla Ramos  


Carolayne de Jesus 


Elizangela Dettmann Brandão 


Evelin Silva de Souza 


Evilyn Quintino do Nascimento


Gabriela Ruela Soares Silva 


Gabriela Santos da Silva


Gizelly Flores


Hellen Oscarina Ramos Guimaraes 


Hevelin Amaral Xananzy


Isabela Gomes 


Jisely Meira de Queiroz


Juliana Ferreira da Silva


Joá Vi Pereira de Araujo 


Julie Any Chaves de Oliveira


Kellen Mara Ferreira Gomes


Kelly Martins dos Santos


Lara Sartório Gonçalves


Lorrayne Mariano Rocha


Mariana Reis Ribeiro 


Maytê Hensso de Oliveira


Naira Pereira Antunes


Paula Piêtra Araújo Nascimento


Taisa Ribeiro Santos 


Thayla Fernandes da Conceição



Suplentes


Ana Carolina da Silva Moreira 


Ana Clara Moreira De Oliveira


Arí Thiersch Souza 


Ingrid Gonzaga Leal


Ires Aparecida da Silva Barbosa


Isabela Gomes


Jhenefer Cristina Tolentino 


Kamilly Aparecida De Oliveira 


Stefany de Oliveira Gomes 


Vanessa Carvalho dos Santos


Yara Guidini Daltio 


As mulheres selecionadas e também as suplentes precisam enviar e-mail para mostracinemarias@gmail.com com o contato de e-mail, WhatsApp e telefones atualizados.



1A
Mostra CineMarias - Corpo é Território


O CineMarias também realiza entre 1 e 3 de setembro a 1A Mostra CineMarias - Corpo é Território, no Cine Metrópolis (Ufes), que propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa. A Mostra também conta com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba. As inscrições para os workshops e masterclasses de criação, assim como a programação gratuita de filmes e rodas de debates serão divulgadas um mês antes do evento, em agosto.



Puri Produções


Produtora dedicada à realização e produção de eventos de cunho artístico, social e educacional. É especializada em produção audiovisual e de eventos. Produziu a edição de programas de TV, como o “Somos Capixabas”, da TV Gazeta, edições do FECIM – Festival de Cinema e TV de Muqui, e do Multipliqui - Festival de Música de Muqui. Em seu portfólio está ainda a gravação de videoclipes de artistas capixabas e cobertura audiovisual de manifestações artísticas no Estado do Espírito  Santo.



Serviço


Divulgação das bolsistas selecionada para o LAB Audiovisual CineMarias 2022


Divulgação do resultado: 27 de junho nas redes e site da ação.


Realização do LAB Audiovisual: 30 de junho a 25 de julho


Vagas: 30


Público: Mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries, de 18 a 35 anos, prioritariamente residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico. 


Ações: LAB Audiovisual com bolsas para capacitação básica (cursos de roteiro, direção e montagem, e oficina prática de filmes-poesia ). Atividades educativas sobre direito e violência contra a mulher, e representação feminina na TV, no cinema e nos espaços de poder. O valor da bolsa para as participantes é de R$ 600,00.