CineMarias divulga bolsistas selecionadas para LAB Audiovisual

 LAB Audiovisual começa nesta quinta, 30. Conheça as jovens que irão aprender cinema e refletir sobre a violência contra a mulher por meio da arte

CineMarias divulga a lista das 30 alunas selecionadas para participar da 2ª Edição do LAB Audiovisual 2022. Foram aproximadamente 100 inscrições de jovens que querem aprender a fazer cinema e discutir a violência contra a mulher nas telas. O laboratório começa nesta quinta-feira, 30, e prevê bolsa-auxílio de R$ 600 para cada participante. As inscrições foram realizadas entre os dias 2 e 21 de junho. 

A comissão avaliadora selecionou mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries, com idades entre 18 e 35 anos, residentes da Grande Vitória e, prioritariamente, moradoras de comunidades atendidas pelo programa Estado Presente ou inscritas no CADÚnico. Desse grupo, também foram priorizadas Pessoas com Deficiências (PCDs) e que já sofreram algum tipo de violência ou mesmo acionaram a Lei Maria da Penha. 

Os dados evidenciaram que, entre as inscritas, 69,6 % já sofreram algum tipo de violência (física, sexual, patrimonial ou moral), 68,5% se autodeclara negra (pretas e pardas) e a maioria possui renda de até um salário mínimo (66,3%).

A ação busca proporcionar às participantes formação e qualificação técnica básica na área de audiovisual, trabalhando de forma poética e artística, a reflexão e a memória sobre a mazela social das mulheres em situação de violência, e a falta de representatividade feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder.

Fomentar esse debate por meio de capacitações para jovens mulheres se faz necessário em um estado que ocupa o 5º  lugar no ranking de feminicídio do país, segundo análise do Conselho Nacional do Ministério Público realizada em 2017. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo, de janeiro a junho de 2022, 13 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado. Já em 2021, durante todo o ano, o número foi de 38, sendo maior que em 2020, que registrou 26 vítimas. 

O CineMarias tem o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Cine Metrópolis; Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, e  do programa Agenda da Mulher da Vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. A produção é da Lúdica Audiovisual e a realização da Puri Produções e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Programação 

O LAB é uma capacitação audiovisual (básica) com carga horária total de 88h, e as alunas participarão dos cursos de Roteiro, Direção e Montagem com as realizadoras Melina Galante, Carol Covre e Liliana Mont Serrat. Além das formações e oficina prática de realização de filmes-poesia “Existo Porque Resisto” com a cineasta e roteirista convidada Joyce Prado, fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. A programação conta ainda com uma roda de acolhimento e palestra sobre a Lei Maria da Penha. 

O cinema de poesia é o gênero escolhido para a realização das produções por unir elementos reais e experimentais de ficção e de poesia, permitindo, assim, que um assunto tão delicado e sensível possa ser abordado com uma linguagem livre, sem perder o caráter importante da denúncia. 

Todos as obras inéditas produzidas na primeira e segunda edição do LAB pelaa alunas serão exibidas em uma sessão especial durante a 1A Mostra CineMarias – Corpo é Território, que acontecerá no Cine Metrópolis, de 1 a 3 de setembro, em Vitória (ES).

Conheça as jovens selecionadas

Aleida Caroline Ventorin Pereira

Bárbara Valente Ferreira

Bianca Barbosa de Santana 

Bruna Costa Cabral 

Camila Lopes da Costa Gomes

Carla Ramos  

Carolayne de Jesus 

Elizangela Dettmann Brandão 

Evelin Silva de Souza 

Evilyn Quintino do Nascimento

Gabriela Ruela Soares Silva 

Gabriela Santos da Silva

Gizelly Flores

Hellen Oscarina Ramos Guimaraes 

Hevelin Amaral Xananzy

Isabela Gomes 

Jisely Meira de Queiroz

Juliana Ferreira da Silva

Joá Vi Pereira de Araujo 

Julie Any Chaves de Oliveira

Kellen Mara Ferreira Gomes

Kelly Martins dos Santos

Lara Sartório Gonçalves

Lorrayne Mariano Rocha

Mariana Reis Ribeiro 

Maytê Hensso de Oliveira

Naira Pereira Antunes

Paula Piêtra Araújo Nascimento

Taisa Ribeiro Santos 

Thayla Fernandes da Conceição

Suplentes

Ana Carolina da Silva Moreira 

Ana Clara Moreira De Oliveira

Arí Thiersch Souza 

Ingrid Gonzaga Leal

Ires Aparecida da Silva Barbosa

Isabela Gomes

Jhenefer Cristina Tolentino 

Kamilly Aparecida De Oliveira 

Stefany de Oliveira Gomes 

Vanessa Carvalho dos Santos

Yara Guidini Daltio 

As mulheres selecionadas e também as suplentes precisam enviar e-mail para mostracinemarias@gmail.com com o contato de e-mail, WhatsApp e telefones atualizados.

1A Mostra CineMarias – Corpo é Território

O CineMarias também realiza entre 1 e 3 de setembro a 1A Mostra CineMarias – Corpo é Território, no Cine Metrópolis (Ufes), que propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa. A Mostra também conta com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba. As inscrições para os workshops e masterclasses de criação, assim como a programação gratuita de filmes e rodas de debates serão divulgadas um mês antes do evento, em agosto.

Puri Produções

Produtora dedicada à realização e produção de eventos de cunho artístico, social e educacional. É especializada em produção audiovisual e de eventos. Produziu a edição de programas de TV, como o “Somos Capixabas”, da TV Gazeta, edições do FECIM – Festival de Cinema e TV de Muqui, e do Multipliqui – Festival de Música de Muqui. Em seu portfólio está ainda a gravação de videoclipes de artistas capixabas e cobertura audiovisual de manifestações artísticas no Estado do Espírito  Santo.

Serviço
Divulgação das bolsistas selecionada para o LAB Audiovisual CineMarias 2022
Divulgação do resultado: 27 de junho nas redes e site da ação.
Realização do LAB Audiovisual: 30 de junho a 25 de julho

Vagas: 30

Público: Mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries, de 18 a 35 anos, prioritariamente residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico. 

Ações: LAB Audiovisual com bolsas para capacitação básica (cursos de roteiro, direção e montagem, e oficina prática de filmes-poesia ). Atividades educativas sobre direito e violência contra a mulher, e representação feminina na TV, no cinema e nos espaços de poder. O valor da bolsa para as participantes é de R$ 600,00.

icon_insta

@cinemarias

Assine nossa newsletter

para receber atualizações:

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Entre em Contato