A 1A Mostra CineMarias – Corpo é território é um sonho que se materializa um ano após a criação do projeto. A programação especial irá acontecer entre 1 e 3 de setembro de 2022 no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo, um lugar especial que dialoga com diversos saberes e será o nosso cenário para discutir sobre a temática da edição, que propõe uma reflexão sobre a memória social da mulher a partir das experiências de seu corpo individual e coletivo nos espaços que ela ocupa.

Se tem Mostra, tem filme! Na primeira fase das ações para tornar esse evento possível, foi realizado entre maio e junho, as inscrições dos curtas-metragens. Foram recebidas 229 obras brasileiras dirigidas por mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries produzidas a partir de 2018. Cada proponente teve a oportunidade de enviar até dois filmes dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido.

As produções selecionadas irão compor as duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba) e as realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias. A premiação acontecerá no evento, que contará ainda com workshops de criação gratuitos e masterclasses com profissionais reconhecidas do cinema nacional e capixaba.

Na ocasião, também será exibida uma Sessão Especial CineMarias com obras produzidas a partir do LAB Audiovisual, um laboratório imersivo gratuito e com bolsa que acontece entre os meses de junho e julho voltado a jovens mulheres, entre 18 e 35 anos, moradoras de comunidades da Grande Vitória interessadas em aprender a roteirizar, dirigir e editar filmes.

Muito fôlego pra isso tudo, heim! A programação educativa completa e suas inscrições serão divulgadas um mês antes do evento.

Fique atente e viva essa história com a gente!